Entendendo a etimologia da palavra logo...
Logo, logotipo e logomarca; essas três palavras são muito utilizadas no mundo corporativo, mais especificamente no marketing, e por serem tão parecidas, acabam confundindo muitas pessoas, até mesmo os profissionais da área.
Vamos logo acabar com essa incógnita e entender o que realmente esses termos significam e no que se diferem, afinal de contas qualquer empresa, seja ela física ou online, as utilizam, até mesmo sem saber suas diferenças e semelhanças.
Logotipo - De origem grega essa palavra foi transformada e composta, sua tradução original seria “ Logos” que significa conceito, já ‘Typos” é símbolo ou figura. Simplificando de uma forma rápida, logotipo é a ideia que pretende ser passada através de um símbolo. “Logo” se refere a uma abreviação do termo referido.
A seguir seguem alguns exemplos:
Algumas empresas possuem o logotipo de uma forma tão marcante que mesmo sem intenção o consumidor consegue associar de forma intuitiva e rápida. Uma dessas empresas por exemplo seria a gigantesca GOOGLE, que mesmo mudando seu logotipo de acordo com datas históricas ou em grandes eventos, como a Copa do Mundo, as pessoas facilmente conseguem associa-los a empresa.
Logomarca: Já sabemos que logo vem do grego “logos” que significa conceito, ou significado, agora marca, qual sua origem, o que significa? Calma que já iremos explicar; a palavra “Marca” é de origem alemã, que vem de “Marka” que significa nada mais nada menos que... A mesmíssima coisa que “logos”. Ou seja, a palavra logomarca seria significado do conceito ou, ou até mesmo significado do significado. Por ser uma palavra “abrasileirada” vamos dizer que é significado da marca e pronto. Para uma representação de fácil entendimento, pode-se apenas usar o conceito marca, que o intuito é o mesmo do logotipo, ter uma visualização de rápido entendimento do consumidor, mas não essencialmente estando ligado à sua tipografia.
Veja algumas delas:
Fontes: Significados.com.br e Blog Pense Avanti!